Par de óculos escuros consegue transformar energia solar em eletricidade
- Mariana Brandão
- 23 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
Os alunos do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, realizaram um projeto muito interessante de como como usar na prática , células solares orgânicas para captar a luz do Sol e transformá-la em energia elétrica, tudo isso usando apenas um par de óculos escuros que pode se passar como qualquer um que vemos por aí.
O grande feito do projeto é realmente conseguir produzir óculos capazes de gerar eletricidade sem atrapalhar o usuário, permitindo que ele enxergue normalmente pelas lentes escuras, porém, transparentes. Normalmente, células solares são opacas e rígidas, o que impede seu uso como lentes de óculos. No caso desse dispositivo, o material pode ser cortado para se adaptar a qualquer tipo de armação comercial encontrada no mercado.
O protótipo não exige que a luz solar esteja batendo diretamente nas lentes, sendo capaz de absorver a iluminação do próprio ambiente quando está funcionando. As duas hastes dos óculos dão suporte para os circuitos impressos e os componentes eletrônicos que convertem a luz solar em eletricidade. Essa energia gerada alimenta um pequeno visor que mostra a temperatura ambiente e a intensidade do brilho do Sol.
Essa ideia já é um primeiro passo para uma exploração mais proveitosa de um recurso que pode ser tão útil para todo mundo.
Já quero um pra mim também.

Fonte: tecmundo
Foto: tecmundo